terça-feira, 13 de novembro de 2012

SMART HIGHWAY

Chama-se Smart Highway e é um conceito  mais ou menos inovador cujo primeiro protótipo está destinado a nascer na Holanda já em 2013! O projecto, que ganhou recentemente o prémio Best Future Concept, foi desenvolvido pelo Studio Roosegaarde e será implementado com a ajuda da Heijmans, uma empresa de infraestruturas holandesa.

Uma estrada que brilha no escuro...
As linhas nas estradas são pintadas com tinta luminescente que absorve a luz solar e brilha até 10 horas após escurecer, diminuindo a necessidade de iluminação artificial elétrica.


Pintura dinâmica...
Uma tinta especial sensível à temperatuda permanece invisível na estrada até que o mercúrio caia para temperaturas aproximadamente de zero graus. Nestas condições, aparecem figuras na estrada que avisam os automobilistas para o perigo de gelo ou neve.


Iluminação interativa...
Este sistema eficiente e ambientalmente sensível mantem a estrada às escuras até sensores detetarem a aproximação de um veículo. À medida que as viaturas passam a iluminação aumenta o seu brilho e de seguida reduzem a sua intensidade. Além de poupar energia este sistema é fantástico para estradas com pouco trânsito e combate o efeito da poluição luminosa em algumas zonas sensíveis.


Iluminar com o vento...
Imagine uma estrada com centenas ou milhares de pequenos aerogeradores ao longo da berma! Estes captam a deslocação de ar provocada pela velocidade das viaturas e, teoricamente, produzem eletricidade suficiente para iluminar a estrada.


Faixa prioritária indutiva...
Bobines de indução serão embebidas no pavimento de uma faixa prioritária destinada a veículos elétricos que carregam baterias enquanto se deslocam aumentando o seu alcance.


Para mais informações visitar o sítio do estúdio Roosegaarde aqui.

1 comentário:

  1. Gostei do conceito mas... a faixa prioritária indutiva é um pouco irreal porque não estou a ver os governos deixarem construir essas faixas sem que haja uma intenção monetária por detrás. Mais ou menos como nas portagens...
    Mas de resto, as outras tecnologias seriam uma mais valia para os condutores.

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