Chama-se Ob River, é um gigantesco navio-tanque capaz de transportar 150.000 m3 de líquido e está a
prestes a tornar-se na primeira embarcação deste tipo a atravessar o ártico. O Ob River, partiu da Noruega a
7 de Novembro em direção ao Japão carregado de GNL (gás natural liquefeito) prevendo-se a sua chegada em Dezembro. Na maior parte da viagem através do perigoso e gélido Mar de Barents será escoltado por um quebra-gelo nuclear Russo para qualquer acidente de percurso.
Cresce o interesse em aproveitar os efeitos das alterações climáticas nos mares do norte. Estas criaram
condições para esta travessia no ártico e em conjunto com a situação do
mercado de gás natural tornam esta opção lucrativa, poupando 40% da
distância e de combustível. Por outro lado, o Japão, após o desastre
nuclear de Fukushima aumentou o seu interesse no gás natural. Os dados científicos têm demonstrado uma crescente melhoria de
condições para navegação nesta região gelada e apesar do gelo
permanecer, estes mares podem agora ser navegados em Novembro.
Já escrevi sobre este tema do degelo ártico e da imprevisibilidade das suas consequências (ver aqui). Ao bom estilo humano a gigantesca industria fóssil está mais preocupada com a disputa pelo direito de explorar os recursos postos a nú pelo irreversível (ao que parece) desaparecimento do gelo ártico do que nas suas consequências climáticas e ambientais.
Este é mais um exemplo de que o homem existe neste planeta para o aproveitar e explorar os seus recursos até à exaustão na saciedade da sua avidez por querer sempre mais do que tem ou pode ter.
Afinal as alterações climáticas, para alguns, até nem são uma coisa má...
Reportagem original da BBC aqui.
Este é mais um exemplo de que o homem existe neste planeta para o aproveitar e explorar os seus recursos até à exaustão na saciedade da sua avidez por querer sempre mais do que tem ou pode ter.
Afinal as alterações climáticas, para alguns, até nem são uma coisa má...
Reportagem original da BBC aqui.
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