quarta-feira, 14 de novembro de 2012

GREVE VS. CONSUMO DE ELETRICIDADE


Em dia de greve é comum fazerem-se balanços. Os que as promovem anunciam quase sempre de forma quase apaixonada números de adesão elevados. Do outro lado, os visados com o protesto tendem a apresentar números bastante inferiores numa tentativa de mostrar que, afinal, tanto alarido não serviu de nada e o povo optou por ir trabalhar. O que é certo é que raramente, para não dizer nunca, os números batem certo de um e outro lado.
Para termos uma noção mais concreta do impacto desta greve talvez seja interessante observar os dois gráficos que a seguir reproduzo retirados do sítio da REN. O primeiro representa o diagrama de carga que traduz o consumo de eletricidade na rede elétrica nacional durante o dia de ontem e que plasma a tendência semanal nesta altura do ano em termos de potência prevista e verificada na rede. O segundo retrata o percurso da linha de consumo no dia de hoje. 
Nota-se uma clara diminuição do consumo fruto da paralisação de parte do país sobretudo nas horas tendencialmente de maior carga (pontas). Fazendo uma média por pura observação do gráfico poderemos estar a falar de uma redução entre 750 e 1000MW!
Embora com a margem de erro associada penso que não deixa de ser uma análise a ponderar sobre os efeitos da greve geral de hoje.
Será interessante analisar a estatística diária que estará disponível amanhã e confirmar estes números.

DIAGRAMA DE CARGA DE ONTEM (dia normal de semana)
Fonte: REN - Centro de Informação

DIAGRAMA DE CARGA DE HOJE (dia da grave)
Fonte: REN - Centro de Informação

1 comentário:

  1. Finalmente, uma análise a uma greve que é, simultaneamente, fiável, fresca, elucidativa e interessante. Parabéns!

    ResponderEliminar