domingo, 28 de outubro de 2012

COMBUSTÍVEL COM AR E ÁGUA?


Chama-se Air Fuel Synthesis e é uma pequena empresa britânica que anunciou ter desenvolvido uma tecnologia que poderá tornar-se numa alternativa ao petróleo. Segundo a empresa os seus cientistas e investigadores conseguiram produzir combustível a partir de ar e água. Mais precisamente, a partir de hidrogénio extraído de vapor de água e gás carbónico. A novidade despertou  a atenção da imprensa britânica, principalmente depois de ter sido destacada pelo Institution of Mechanical Engineers, de Londres. A tecnologia envolvida nesse processo não é totalmente nova. Algo semelhante já vinha a ser investigado por laboratórios de vários países, entre eles o Centro de Tecnologia Industrial Tokushima, no Japão, e o Centro de Estudos de Materiais Freiburg, na Alemanha. Basicamente, consiste em extrair dióxido de carbono do ar e hidrogénio do vapor de água (por eletrólise) e, em seguida, combinar as duas substâncias numa câmara de alta temperatura. O processo produz metanol, que é então convertido em combustível. A  Air Fuel Synthesis, conseguiu criar um pequeno protótipo de refinaria no qual a produção é feita de forma constante. De o acordo com o diretor da empresa, Peter Harrison a ideia é erguer, no prazo de 15 anos uma unidade de produção à escala comercial.
Para já trata-se apenas de uma tecnologia com um espetro evolutivo considerável. A ver vamos se vingará. Mas o caminho alternativo ao petróleo está a ser trilhado. Disso não restem dúvidas.




1 comentário:

  1. Nesse sistema existem ainda dois grandes problemas...
    Mas depois de resolvidos, essa tecnologia pode ter um enorme potencial.

    1º) É necessária muita energia eléctrica para a electrólise da água. A não ser que essa energia eléctrica venha de energias renováveis. Só assim é que será viável e sustentável...
    2º) "combinar as duas substâncias (C02 + H2) numa câmara de alta temperatura", também é um processo que se gasta imensa energia..
    Sendo assim... Será Viável, em termos de custo/benefício? A energia gasta para formar metanol não é superior à que é obtida pela combustão do mesmo?
    Não seria preferível um sistema eléctrico puro?
    No entanto:
    Com o aumento do preço dos combustíveis fósseis...
    e se a energia para esse sistema vier toda de fontes renováveis, tem o potencial de ser mais uma "energia com futuro". Que poderá resolver, de facto, o problema do armazenamento (e compressão) associado ao hidrogénio gasoso.
    Vamos esperar...
    Muito Bom Post.

    ResponderEliminar